Dragão

Dragão
Portuquês

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ovos de dragão são postos em ninhos de dois a cinco, pelo menos uma vez por ano. A ovulação começa com a união do casal, e uma dragonesa pode produzir ovos menos freqüentemente, se assim desejar, simplesmente não acasalando. O acasalamento e postura de ovos podem acontecer em quase qualquer estação do ano.
A maioria dos ovos de dragão é posta em um ninho dentro da toca da fêmea, onde o pai ou os pais podem vigiá-los e cuidá-los. Um ninho típico consiste em um covo ou um monte de terra, com os ovos completamente enterrados em material macio, como areia ou folhas. A forma de ovóide de um ovo de dragão dá a este grande resistência à pressão, e a fêmea pode caminhar, brigar ou dormir sobre o ninho sem medo de quebrar seus ovos.
Dragões às vezes deixam seus ovos sem cuidado. Em tais casos, a fêmea toma um grande cuidado para manter o ninho escondido. Ela ou seu companheiro (ou ambos) podem visitar a área que contém o ninho periodicamente, mas eles tomam cuidado para não se aproximarem demais do ninho, a menos que algum perigo ameace os ovos.
Quando um ovo de dragão termina de incubar, o pequeno dragão dentro deve romper a casca do ovo. Se os pais estão perto, estes frequentemente ajudam batendo suavemente na casca de ovo. Caso contrário, o pequeno dragão deve fazer seu próprio caminho para fora, um processo que normalmente leva não mais que um minuto ou dois, uma vez o pequeno dragão comece a tentar escapar do ovo. Todos os ovos em um ninho chocam ao mesmo tempo.
Ovos de dragão cuidados e incubados adequadamente têm, praticamente, 100% de chance de chocar. Ovos que foram perturbados, e, particularmente ovos que foram afastados de um ninho e incubaram artificialmente, muito provavelmente não produzirão dragões vivos.                                            Pedro Henrique Lima Vilarino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário